17 agosto, 2008

Instalei um Ubuntu 8.0.4 no meu laptop

Eu era um feliz e satisfeito usuário do Windows XP. Mas quando veio o Vista, fiquei sem paciência de aguardar o mesmo bootar e fazer o shutdown. Demora muito! Além do que, o computador tem que ter muita memória.

Isto me motivou a buscar alternativas. Resolvi testar o Ubuntu 8.0.4 após conversar com várias pessoas.

Grata surpresa! Ele simplesmente funcionou. Um wizard de 7 passos (next;next;next), sem nenhum stress. Pedi para reduzir a particão do meu Windows Vista (fez isto sem perda de dados), criou uma particão pequena para o Ubuntu e pronto. Reconheceu todo o hardware, sem que eu tivesse que fazer nada! Não tive que baixar driver da Dell como eu tenho que fazer quando instalo o Windows; neste sentido, foi até mais fácil que instalar o Windows.

Está funcionando perfeitamente:
  • Som
  • Placa de vídeo
  • Rede Wired
  • Rede Wi Fi
  • Pen Drive
  • Mouse externo USB
  • Acesso às particões do meu Windows Vista
Não testei o modem.....

E já vem com OpenOffice, FireFox e tudo mais. Notei que não vinham as últimas versões (FireFox era beta). Mas, assim que o laptop entrou na rede, o Ubuntu verificou que exitiam atualizacões na rede e pronto. O OpenOffice ficou automaticamente na versão 2.4.1, o FireFox na 3.01, etc. Realmente.... muito simples. No Windows eu teria que atualizar cada um destes aplicativos.

Fui tocar um filme mp4... sem poblemas: ele baixou os codecs automaticamente. Tocou wmv, mp3, etc. Só tinha que clickar em "Ok". Não tenho a menor idéia como o Ubuntu atualizou estas coisas. Fantástico!

E para instalar o Skype? Foi só baixar o Skype.deb, double click no arquivo e pronto. Tava instalado.

Para quem tem medo de Linux por conta de linha de comando... este Ubuntu foi uma maravilha: além de interface gráfica para tudo, muito menos coisas para fazer.

Problema: quando teclo o ' e o c, eu tenho um ć. Esperava ter um ç. Acho que será a única configuracão manual que terei que fazer em algum arquivo de configuracão usando um editor de textos... espero que não. Por enquanto, para ter o ç eu tenho que apertar o Alt da direita e o , ao mesmo tempo. Meu complicado... principalmente para quem já está acostumado a 'c para ter o ç.

Arquivo do blog