22 março, 2006

Gostei do Google Talk. Melhor do que o Skype quanto à latência

Acabei de testar o Google Talk para conversar. Liguei para um colega em um local bem distante, onde o acesso a Internet não é dos melhores. Foi um teste só, não totalmente confiável portanto, mas os resultados foram:
  1. Skype: pior latência (1 a 1,5 segundos) e som mais quebrado, apesar de cobrir melhor graves e agudos
  2. GoogleTalk: latência excelente (parecia ligação telefonia comum), som com poucas quebras, mas com poucos agudos e graves (som igual a uma ligação telefônica comum)

Se você tem uma conexão boa com seu parceiro, o Skype será melhor, pois o som chega mais nítido. Mas se a qualidade do link é mais precária, melhor som com menos graves e agudos mas sem latência e/ou quebras.

Outro ponto é que o Skype tem Skype In, Out, conferência com até 9 pessoas simultâneas e outras coisas que o GoogleTalk não tem, configurando-se outra vantagem para o Skype.

20 março, 2006

Remova arquivos duplicados facilmente

Acho que você já viveu esta situação várias vezes. Voce olha sua memory key e.... acha um kilo de fotos suas (aconteceu comigo hoje). Ou então senta no notebook da filha (sua filha já tem?) ou da esposa e.... acha outro monte de fotos. Ou então acha várias fotos suas num diretório perdido do seu desktop.

E ai vem a dúvida: são fotos novas que eu estava para perder? Ou são fotos que eu tinha gravado temporariamente e já estão devidamente guardadas na minha biblioteca de fotos? Como responder esta pergunta?

Eu tinha este problema e não tinha achado nada que me ajudasse efetivamente. Juntando isso com a vontade de brincar um pouco com Java para me atualizar um pouco e poder associar minha experiência com o conhecimento das ferramentas atuais, para ser um melhor coach para meus subordinados, resolvi fazer uma ferramenta para resolver este problema.

Eu fui fazendo isto aos poucos. E como era aos poucos (um pouco hoje, outro pouco no mês seguinte...) acabava me perdendo (qual é a última versão?). Para resolver o problema, criei um projeto no SourceForge.org. Ou seja: a ferramenta agora é OpenSource.

Está na versão 0.1 ainda! Mas quebra o galho. Quem quiser, visite:

http://sourceforge.net/projects/javafiletools

para entrar na página principal do projeto no SF.net. Estando lá, selecione "Files" para ter o executável (requer JVM 1.5) instalado. Em screenshots você tem a imagem de uma tela exemplificando o uso do mesmo. O nome que eu dei para o aplicativo foi "DelDupFiles".

Disclaimer: não assumo responsabilidade pelo DelDupFiles. Se ele apagar coisas valiosas que você tem, lembre-se que você usou por sua conta e risco. Se encontrar um bug, esteja convidado a ver o fonte e comunciara a solução! Ou então simplesmente a registrar o bug no SourceForge.org.

O UltraVNC 1.0.1 é muito bom

Finalmente um software free que permite que um Windows (XP) seja operador remotamente quase como se estivesse local.

O UltraVNC vem com um driver que, quando instalado no Windows (XP), permite que o VNC Server seja informado pelo Windows das alterações na tela, evitando que o mesmo (VNC Server) tenha que descobrir as mudanças ocorridas na tela para então repassar para o viewer.

Para se ter uma idéia da responsividade, quando alguem está digitando um texto ao telefone, quem estiver do outro lado da linha, com um Viewer, vê as letras aparecendo na tela ao mesmo tempo que ouve o som das teclas.

Excelente para quem tem um desktop na empresa e costuma visitar outras filiais, pois pode operar seu desktop local. Ou entao quando vai para uma sala de reunioes e precisa mostrar algo que está em seu desktop; nao precisa carregar o desktop até a sala de reunioes - basta que algum computador lá disponível acesse seu computador.

Também é muito util para dara suporte remoto aos demais computadores da família. Quando algum familiar te ligar pedindo ajuda, em vez de lutar com o telefone para fazer o mouse ir aonde você quer, basta pedir para ativar o UltraVNC Server e pronto: você poderá operar o mouse do computador do seu familiar de onde estiver.

Se o computador onde está o Server nao tiver um IP quente, existem soluções para contornar este problema. Fora o mapeamento de portas usando o SSH, não conheço outros, mas parece que existem outros bem interessantes.

Arquivo do blog